RAAM

MIXIRICA

SOLO 2019

raam-color-web.gif

SOBRE A PROVA

Em 2018 completaram-se 36 anos da Race Across America, a prova que anualmente desafia os ultra-ciclistas de todo o mundo. 

Ela tem início na cidade de Oceanside, California (costa oeste) e percorre 4.900 km em uma altimetria de 57.000 mts, cruzando 12 estados americanos, chegando na cidade de Annapolis, Maryland (costa leste).

 

Atravessando da costa oeste para leste dos Estados Unidos, a Race Across America (RAAM) ultrapassa as 3 maiores cadeias de montanhas (Serra Nevada, Montanhas Rochosas e Apalaches), cruzando quatro dos maiores rios da América (Colorado, Mississippi, Missouri e Ohio). Além disso, passa por marcos icônicos americanos como desertos de Mojave e Sonora, Monument Valley, as Great Plains e Gettysburg.

É uma prova aberta a competidores amadores e profissionais, em categorias solo (individual), de revezamento de 2, 4 e 8 participantes. Já teve mais de 35 países representados e a RAAM já provou ser uma das corridas mais desafiadoras do mundo.

Diferente dos três grandes torneios europeus (Tour de France, Vuelta a Espana and Giro de Italia), a RAAM não é uma corrida de etapas e sim uma competição contra o relógio contínua, que inicia-se na largada e tem o fim na chegada em Annapolis. Ela é cerca de 30% maior que o Tour de France, além dos pilotos terem de completá-la em aproximadamente metade do tempo, sem dias de descanso.

Nosso atleta competirá na categoria solo. Os participantes, desta categoria, têm até 12 dias para terminarem a prova. Isto faz com que ela seja uma das competições de ultra-resistência mais longas e respeitadas. Não só no ciclismo, mas como em toda a comunidade esportiva.

Não há outra prova como a RAAM que combina distância, terreno e clima. É uma competição que não envolve somente o atleta, mas uma equipe que o acompanha e trabalha junto com o atleta do início ao fim.

RACE ACROSS AMERICA

4.900 km através dos E.U.A. em 12 dias

Pedalar 20 a 22 horas por dia

Passando por 365 cidades

57.000 mts de altimetria

Créditos: Denis Klero/Red Bull Content Pool

BRASIL NA RAAM

Desde a 1ª participação brasileira na cobiçada prova de ultraciclismo em 1994, pouquíssimos brasileiros se aventuraram a participar da RAAM na categoria solo.

Nesses 23 anos, foram apenas quatro os corajosos que tentaram vencer o maior desafio da modalidade. Entre eles, Cláudio Clarindo, único sul-americano a completar 5 vezes a prova e a carioca Daniela Genovesi, vencedora da edição 2009.

Agora é a vez do Marcelo Soares (Mixirica)!

Créditos Creative Commons Zero:

Créditos Creative Commons Zero: